Temos satisfação em poder te atender, ficamos felizes que você está interagindo conosco...

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Você tem dúvidas entre um escada personalizada ou escada padrão? Entenda qual escolher.

Uma escada personalizada é detalhe de requinte, um item que confere exclusividade a qualquer projeto arquitetônico. Consequentemente, a escada padrão pode parecer um projeto mais rápido e econômico.

Conhecer as diferenças entre os tipos de escada disponíveis no mercado e descobrir as possibilidades de integração entre funcionalidade e estética são premissas importantes para quem vai construir ou reformar e precisa encontrar o modelo de escada ideal para seu ambiente.

Eleger um modelo de escada que seja seguro, acessível, confortável, bonito, que caiba no orçamento e no tempo certo no cronograma da obra, não é uma equação simples.

Listamos as respostas para as dúvidas mais comuns sobre escadas, para te ajudar a escolher entre a escada personalizada ou padrão. Vem ver:

 

Como escolher a escada certa para cada ambiente?

As escadas são elementos funcionais, que podem ter uma grande atribuição estética. Com diversos modelos disponíveis no mercado,

Como escolher a escada certa para cada ambiente?

Como escolher a escada certa para cada ambiente?

podemos dividir as escadas em dois grandes grupos: escadas personalizadas e escadas padrão, também conhecidas como escadas padronizadas.

As características que diferem uma escada padrão de uma escada personalizada são as suas dimensões e a forma de execução do projeto, e não o modelo ou o formato da escada.

As escadas padrão podem ser de concreto pré-moldado, de alvenaria ou modulares. Existem escadas padronizadas de quase todos os formatos.

Geralmente, as escadas de concreto pré-moldado e as escadas metálicas podem ser dos seguintes formatos:

  • Reta ;
  • Tipo L;
  • Tipo J;
  • Tipo U;
  • Caracol;

As escadas modelo caracol, metálicas ou de concreto, são padronizadas nas medidas de diâmetro em  1,20 m , 1,30 m,  1,40 m até 1,80 m. São chamadas de padrão, justamente porque suas dimensões são padronizadas.

As escadas modulares são entregues em módulos, por isso têm esse nome.

Normalmente, nos projetos de escadas padrão, o resultado final só pode ser visto depois da obra concluída.

As escadas personalizadas são encomendadas de acordo com o estilo e o projeto da casa, por isso elas têm um design exclusivo e podem ter acabamento mais fino, de alto padrão.  Geralmente, é possível avaliar o resultado final visualizando o projeto completo em 3D, antes mesmo de começar a obra.

Para avaliar a melhor opção para o seu ambiente, considere as peculiaridades do projeto arquitetônico, o estilo do seu projeto de interiores e também as características e necessidades dos usuários no cotidiano.

Quais são as semelhanças entre a escada padrão e a personalizada?

Ambas são elementos de circulação vertical, não mecânicos, com a função de interligar diferentes pavimentos.

Os modelos de escada personalizada podem variar muito, conforme o projeto, utilizando vários materiais, exclusivamente ou em combinação entre si: vidro, madeira, aço inox, mármore etc.

Habitualmente, as escadas contêm os seguintes elementos e componentes:

Degrau

Área horizontal que suporta os usuários. Pode ser constituído por duas partes:

  • Piso: área horizontal que recebe a pisada durante a subida e a descida;
  • Espelho: altura entre dois pisos, que deve ser igual em todos os degraus da escada.

Lance:

  • Grupo de degraus da escada. Pode estar entre patamares e pavimentos.

Patamar:

  • Área horizontal, larga, que serve para descanso e também para avisar que a escada vai mudar de sentido.

Corrimão:

  • É o local onde o usuário “corre” a mão para se apoiar e se segurar, geralmente é constituído por uma barra tubular.

Guarda-corpo

  • Proteção lateral para evitar eventuais quedas dos usuários.

Em alguns casos, o guarda-corpo é a própria parede de alvenaria. Dependendo do tipo da escada, esse elemento pode variar entre placas, grades e cabos de diversos tipos de materiais e estilos.

Em uma escada personalizada, todos os elementos que a compõe podem ser de tipo, cor, formato e material diferentes, conforme as características do ambiente e necessidades do projeto.

Se a intenção for comprar uma escada que seja um elemento de decoração, a liberdade de escolha é infinitamente maior no caso da escada personalizada.

 

Uma escada personalizada é tão segura quanto uma escada padrão?

O que determina a segurança da escada é a excelência do projeto. Desde a sua elaboração, a partir da legislação municipal, incluindo aspectos e normas de segurança e ergonomia, como é o caso da norma de acessibilidade NBR 9050.

A competência e experiência na prestação de serviços de execução e instalação, assim como a qualidade dos materiais utilizados, também são fatores essenciais de segurança.

Então, uma escada personalizada é tão ou mais segura do que uma escada padrão, dependendo da qualidade de ambas.

 

O preço da escada personalizada é maior do que a padrão?

O preço de qualquer produto varia de acordo com o seu tipo, modelo e qualidade.

Logo, assim como um carro de luxo tem preço diferente de um carro popular, o mesmo acontece entre uma escada comum e uma escada diferenciada. No entanto, o desenvolvimento de novos materiais e técnicas aplicadas à construção civil e design de interiores, vem permitindo que as escadas personalizadas sejam uma opção possível a preço justo.

 

As características descritas nesse artigo mostram que a escada padrão é a melhor decisão para quem precisa apenas subir ou descer. Já, se a intenção é comprar uma escada que, além de funcional, seja um objeto único na sua casa, que agregue design, estilo e beleza ao projeto, como uma joia ou uma obra de arte, sem dúvida, a escada personalizada é a melhor opção.

 

Qual o tipo de escada que você quer ver todos os dias na sua casa, por um período de tempo relativamente longo? Conheça mais sobre escada personalizada no site Escadas Especiais e surpreenda-se com as possibilidades.

 

Esse Artigo “Escada personalizada ou padrão? Qual escolher?” apareceu primeiro originalmente aqui em Escadas Especiais!!!

 

Quer mais informações sobre Escadas?

Preencha o formulário abaixo que teremos satisfação em pode atende-lo:

 

Logo Escadas Especiais

Logotipo escadas especiais

 

Escada personalizada ou padrão? Qual escolher?